Tuesday, March 11, 2014

O chá de camomila e o mel fazem mal aos bebês

Olá Babes,

A dica dessa semana está voltada para as mamães mas é uma informação que vale para todos. Afinal se ainda você não tem filhos, pode ter irmãozinhos(as), sobrinhos(as) e é sempre bom ficarmos antenados. Enfim, confesso que essa foi nova pra mim, sobre o chá de camomila fazer mal aos bebês!
Eu já sabia do mel, aqui em casa minhas crianças só começaram a tomar mel depois dos 12 meses. Nunca tive o hábito de dar chá de camomila. Mas sei de muitas mamães e vovós que recorrem ao chá para acalmar seus bebezinhos.



Meus filhos ainda bebezinhos: Eu já dei chá de camomila para o meu filho quando eu estava passeando no Brasil, mas foi bem pouquinho. E a minha filhinha já tomou um pouquinho quando havia feito para mim. 
Eu sempre ouvi dizer no Brasil que o chá de camomila é um chá milagroso para acalmar os bebês, e nunca imaginei que poderia causar algum problema. Sempre vi mamães dar esse chá para os bebês, quando eles estavam com os dentes pra nascer, cólicas e choro descontrolado. Acreditando que por ser natural não poderá dar algum problema, mas segundo alguns médicos é um erro.
Segundo estudos no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, é errado os pais recorrerem ao mel ou o chá de camomila para os bebês com menos de 12 meses. Para maiores informações pesquise aqui 

Estas conclusões se reforçaram nas pesquisas em Portugal depois do aparecimento do primeiro caso de botulismo infantil provocado por uma alta quantidade de mel e chá que um bebê injeriu.  Botulismo infantil é uma doença neuro-paralisante, perigosa para bebezinhos. É uma doençaa rara, e com crianças todo cuidado é pouco. Bebês de até 6 meses são especialmente vulneráveis, mas os médicos recomendam que se espere até a criança ter pelo menos 1 ano para dar mel. Por isso, mesmo que o bebê esteja resfriado, com tosse ou com prisão de ventre e você tenha ouvido falar que mel faz bem, não dê nem um pouquinho à criança se ela tiver menos que 1 ano. 
Os sintomas do botulismo surgem entre 8 e 36 horas depois da ingestão do alimento contaminado. Entre os sintomas estão prisão de ventre, falta de apetite e falta de energia. Se você desconfiar que algo está errado com seu filho, procure atendimento médico na hora. 
Depois de 1 ano, você pode dar mel e chá, mas cuidado para não abusar na quantidade. Por ser um alimento extremamente doce, e a maioria das crianças amam chá adoçado com mel e isto pode acostumar mal o seu(a) bebê, podendo prejudicar os futuros dentinhos. Prefira oferecer alimentos doces como sobremesas de frutas, e depois limpe bem a gengiva e os dentinhos do bebê. 

Gostei da informação, e tenho como conclusão pra minha vida de mamãe e minhas crianças que tudo que é demais é prejudicial. E acredito que bom senso e buscar sempre ajuda no lugar certo é o melhor caminho. Mas não se acanhem de pesquisar mais um pouco sobre este assunto, afinal conhecimento não ocupa lugar. Aceito opniões, deixe seu comentário se caso tenha alguma fonte que dê alguma outra posição.

Espero ter ajudado com essa dica da semana! Um grande abraço a todos(as).


Fiquem com Deus!



Pensamento do Dia: 




Priscila Costa Carvalho





0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

About Me

My Photo
Esposa, mãe, dona de casa e um pouquinho faz de tudo.. De São José dos Campos  - SP, morando nos EUA desde 2007.

Meu nome é Priscila, sou paulista e tenho 32 anos.

Sempre fui fascinada pelo mundo feminino. Também sempre me interessei por dicas e truques de beleza, moda e cuidados com a nossa saúde. Não há nada mais bonito do que uma mulher segura e feliz com a própria imagem por dentro e por fora, por isso adoro me cuidar. Na espera do terceiro filho eu amo ser esposa e ser mãe.

Foram esses assuntos que tanto gosto que influenciaram a criar essa página. Outras paixões como viagens, restaurantes, cultura e responsabilidade social também são temas recorrentes por aqui!

O Blog Brasiliana Babe é feito disso: do que eu amo, do que me faz bem. Com o objetivo de fazer com que essas pequenas trivialidades que me alegram, possam alegrá-las (los) também. Nem que seja por alguns minutos.

Um passatempo as vezes fútil e prazeroso em meio a correria e rotina do dia a dia que por aqui é puxado. Um espaço para se divertir, ser leviana as vezes sem peso na consciência. Um ambiente do bem. Deus abençoe a todos.

@priprisol on Instagram

Facebook

My Twitter

Last Posts

Seguidores

Powered by Blogger.